2023/03/13

HP volta a bloquear tinteiros não-oficiais

A HP volta a tentar, uma vez mais, obrigar os utilizadores a utilizarem apenas tinteiros oficiais nas suas impressoras.

Numa aparente tentativa de tentar vencer os seus clientes pelo desgaste da repetição, a HP voltou a bloquear a utilização de tinteiros não-oficiais. Isto, depois de já o ter tentado fazer por diversas vezes no passado.

No caso anterior, a HP acabou por recuar na posição e, em vez de bloquear a utilização desses tinteiros, passou a apresentar apenas uma mensagem que dizia que a utilização dos tinteiros não-oficiais não permitiria obter a melhor qualidade de impressão. Mas, parecendo ter analisado que isso não desincentivou a utilização dos ditos tinteiros, agora voltou a aplicar a política de bloqueio completo.
É sabido que os fabricantes de impressoras fazem mais dinheiro com a venda dos consumíveis do que com a venda das impressoras; e daí o seu interesse em forçar os utilizadores a usarem consumíveis originais. Mas, começar por vender uma impressora que permite a utilização de tinteiros não oficiais, para depois remover essa capacidade através de uma actualização (habitualmente disfarçada como "actualização de segurança"), é uma técnica bastante dúbia e que garantidamente não será esquecida pelos consumidores quando for altura de decidirem qual a nova impressora que irão comprar.

1 comentário: