2023/03/28

iOS 17 pode abrir iPhones às app stores alternativas

A Apple pode ter acabado de lançar o iOS 16.4 mas já se fala do que poderá chegar no próximo iOS 17.

No iOS 16.4 a Apple adicionou alguns emoji, filtro anti-ruído para os telefonemas, e deu às web apps a capacidade de apresentarem notificações, mas o próximo iOS 17 poderá marcar uma mudança bastante mais radical, podendo ser o primeiro a permitir a instalação de apps de fora da App Store.

Aparentemente, as intenções iniciais da Apple eram de usar o iOS 17 como actualização focada na estabilidade e correcção de erros, sem grandes novidades "visíveis", para tentar evitar os erros do iOS 16, que foi uma versão que inicialmente teve bastantes bugs e com algumas das funcionalidades a chegarem atrasadas por via de actualizações posteriores. Mas, desde então parece ter mudado de rumo e agora prepara um iOS 17 que ofereça algumas das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores.

Talvez mais importante, será a possibildade do iOS 17 se tornar no primeiro iOS a permitir a instalação de apps independentes da App Store, incluindo app stores alternativas. Algo que, ao estilo da inclusão da ficha USB-C nos iPhones 15, só será feito devido às exigências da legislação da UE que entrarão em vigor em 2024, e que além das abertura das plataformas também exige a compatibilidade entre serviços de mensagens e comunicações, entre outras coisas.

Claro que bem sabemos como a Apple é capaz de transformar pedidos simples em resultados que não são o que se desejava. Veja-se quando foi obrigada a permitir serviços de pagamento externos nas apps, e presenteou os developers mantendo uma comissão praticamente inalterada sobre esses pagamentos. Só o tempo demosnstrará se vai entrar por essa via quanto às exigências da UE na abertura do iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)