2023/03/20

NordVPN com Meshnet gratuita

A NordVPN passou a disponibilizar o serviço Meshnet, que facilita a criação de uma rede privada doméstica, para uso particular ou entre grupos de amigos.

Hoje em dia é mais que sabido que é um enorme risco ter qualquer equipamento exposto à internet, e daí a recomendação recorrente de se utilizar uma VPN. Mas, nem todos se sentem confortáveis a criar uma rede VPN para uso próprio, e é aí que entra esta Meshnet da NordVPN, que agora passa a estar disponível gratuitamente para todas as pessoas.

A NordVPN é um dos serviços de VPN mais populares, fornecendo o habitual serviço de VPN para acesso à internet via canal encriptado - o que não só permite aceder à internet como se se estivesse fisicamente noutro país, como também evita que o próprio fornecedor do serviço de internet possa saber o que o cliente está a fazer. Mas, além disso, também disponibiliza esta funcionalidade Meshnet, que permite usar a ligação de casa como a sua própria rede VPN privada. Ou seja, podemos fazer com que o smartphone ou portátil fiquem ligados à rede de casa de forma segura mesmo quando se está num local remoto, a usar a rede WiFi de um hotel, ou a rede móvel do smartphone.

Com isto, torna-se extremamente fácil continuar a ter acesso a coisas como um NAS em casa, ou impressora, sem necessidade de deixar os mesmos acessíveis através da net. Mas ainda há mais!

A Meshnet também permite que se possam criar redes partilhadas com amigos, com acesso controlado, e fazer com que também eles fiquem na rede local - uma funcionalidade bastante útil para possibilitar coisas como jogos multiplayer em LAN, apesar de cada um permanecer em sua casa e estar a aceder à rede através da internet.
A NordVPN também disponibilizou recentemente o seu cliente VPN Linux e bibliotecas de serviços como open-source, como forma de demonstrar a transparência e segurança do seu serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)