2023/03/12

Novo material promete super-condutores à temperatura ambiente

Os super-condutores voltam a dar que falar, com um laboratório a anunciar a descoberta de um novo material que mantém as propriedade à temperatura ambiente e a pressões mais reduzidas que os anteriores.

Os supercondutores são uma classe de materiais que é capaz de transportar electricidade sem qualquer resistência, e que potenciariam uma revolução em inúmeras áreas. Infelizmente, são materiais que tradicionalmente apenas mantêm essas propriedades quando estão a temperaturas próximas do zero absoluto e/ou sujeitos a enormes pressões. Ao longo das últimas décadas têm havido imensos esforços para tentar encontrar materiais super-condutores que funcionem em condições mais comuns, e agora parece ter-se dado novo avanço nesta área.

Embora já tenham sido descoberto super-condutores que funcionam à temperatura ambiente, estes continuavam a exigir condições pouco práticas a nível da pressão, requerendo pressões de vários Gigapascals que apenas eram possíveis com equipamento extremamente dispendioso e raro. Investigadores da Universidade de Rochester dizem ter criado um novo material que não só mantém a supercondutividade a temperaturas de 21°C, como necessita apenas de uma pressão de apenas 10 mil vezes a pressão atmosférica - condições que se podem criar de forma bastante mais económica.

Embora ainda existam dúvidas quanto aos resultados da experiência, espera-se que tudo possa ser rapidamente esclarecido pela replicação da mesma noutros laboratórios. Se se vier a confirmar, estaremos um pouco mais perto de, num futuro não muito distante, podermos ter dispositivos electrónicos que farão os actuais parecerem verdadeiras relíquias pré-históricas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)