2023/03/06

Novos routers D-Link com WiFi 6 e Matter


A D-Link apresentou os novos routers e extensores mesh AQUILA PRO AI Series Wi-Fi 6/6E, pensados para melhorar a conectividade e fiabilidade das redes domésticas. Este sistema Wi-Fi mesh tem a particularidade de ser compatível com o novo protocolo Matter.

O novo router mesh AQUILA PRO AI Wi-Fi 6/6E possui um design que pretende combinar a estética com o desempenho, apresentando uma aparência elegante para se enquadrar em qualquer casa. Com o sistema Wi-Fi mesh AQUILA PRO AI, os utilizadores podem desfrutar de até 7.800 Mbps de velocidades em tri-band, através de uma cobertura alargada e uma rede Wi-Fi doméstica mais inteligente e estável. A nova série inclui routers equipados com porta WAN de 2,5 Gigabit e quatro portas Gigabit LAN, pensados para utilização de consolas de gaming, streaming de TV 4K/8K, em conjunto com PCs e outros equipamentos.

A série AQUILA PRO AI inclui seis modelos, MS78, MS60, MS30, M60, M30 e E30, para fornecer uma solução versátil de Wi-Fi. O router tri-band Wi-Fi 6E MS78 AX7800 e os routers Wi-Fi 6 MS60 AX6000 e MS30 AX3000, ambos dual-band, apresentam a já referida vantagem de permitir a ligação de equipamentos compatíveis com o protocolo Matter. Os routers Wi-Fi 6 M60 AX6000, M30 AX3000 e o extensor Wi-Fi 6 E30 AX3000, todos dual-band, completam a família AQUILA PRO AI. Adicionalmente, todos os modelos suportam os assistentes Amazon Alexa e Google Assistant, para controlo por voz.

O algoritmo D-Link AI inclui AI Wi-Fi Optimizer, AI Mesh Optimizer e AI Traffic Optimizer para, de forma automática, procurar melhorar o desempenho da rede WiFi em toda a casa. O AI Wi-Fi Optimizer é responsável pela selecção automática de canal, para minimizar as interferências, o AI Mesh Optimizer procura a rede mais rápida e confiável, através da gestão de caminho automático e autocorreção e o optimizador de tráfego AI, utiliza o sistema de gestão da qualidade do serviço (QoS), para garantir o streaming de vídeo sem falhas.

O protocolo Matter para dispositivos domésticos inteligentes, pretende garantir a comunicação e integração entre produtos de diferentes fabricantes. Com adopção deste protocolo, os consumidores passam a desfrutar de uma experiência de casa inteligente unificada, que se espera mais segura e simples de utilizar, com todos os equipamentos a funcionar juntos, dispensando a utilização de várias aplicações e hubs. A app D-Link AQUILA PRO AI será compatível com o Matter, com a marca de Taiwan a prometer uma interface intuitiva para orientar os utilizadores no processo de integração dos equipamentos Matter na sua rede doméstica inteligente, algo que esperamos oportunamente poder testar.

A série AQUILA PRO AI estará disponível a partir do segundo trimestre de 2023.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)