2023/03/06

WhatsApp promete condições de uso menos confusas - e recusáveis

Procurando apaziguar as relações e evitar potenciais processos na UE, o WhatsApp promete clarificar as suas condições de uso, e dar a possibilidade de as recusarem.

Depois de ter lançado o pânico com uma actualização das políticas de uso que dava a entender que iria partilhar todos os dados com o Facebook, o WhatsApp tenta agora recuperar o controlo da narrativa e assegurar às entidades da UE de que não é esse o caso. Vai até mais longe, prometendo uma maior transparência nas alterações às condições, e indicando de forma mais clara qual será o impacto no caso dos utilizadores recusarem - algo que, na dita actualização, tinha surgido com a ameaça de que iriam perder o acesso ao serviço se não aceitassem.

O WhatsApp também se compromete a não recorrer a tácticas abusivas para tentar forçar os utilizadores a aceitarem novas condições, como a utilização de notificações de forma excessiva, fazer surgir a pergunta de todas as vezes que se abre a app, ou bloqueando o acesso à app no caso de não as aceitarem.
Embora por um lado se possa considerar ridículo que este tipo de coisas só surja por ameaça da legislação e eventuais processos por parte da UE, por outro lado é uma situação em que as próprias empresas e serviços se colocaram, após abusos frequentes e recorrentes quanto à forma como lidam com os seus utilizadores e respectivos dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)