2023/03/08

Próximo carro da Tesla será autónomo - promete Musk

Apesar de estar a falhar as promessas do modo autónomo FSD há anos, Elon Musk volta a insistir que o próximo veículo da Tesla será maioritariamente autónomo.

Durante uma conferência, Elon Musk voltou a prometer que a próxima geração de veículos Tesla terá funcionamento autónomo, necessitando apenas de intervenção dos condutores "raramente". Uma promessa que, compreensivelmente, não está a cair muito bem entre muitos clientes Tesla, que apesar de terem pago pela funcionalidade FSD (Full Self Driving), estão há anos à espera, sem que ainda tenham qualquer data concreta para que isso se torne realidade. Isto apesar de já terem passado por múltiplos aumentos (substanciais) do custo da opção FSD.

As promessas têm também sido alvo de cada vez mais reclamações por parte dos clientes Tesla, e também alvo de intervenção das entidades oficiais. Na Califórnia a Tesla foi proibida de publicitar o seu sistema como sendo de condução autónoma, já que continua a exigir atenção constante por parte dos condutores.

Mas, parece que Elon Musk está mesmo convicto que, enquanto as promessas estiverem a ser feitas "de boa vontade" não existe qualquer problema, mesmo que os clientes tenham que esperar uma década (ou mais) por uma opção que pagaram e que nunca chegaram a ter oportunidade de usufruir por não ser fornecida. Do lado dos críticos, pode dizer-se que este tem sido um dos mais flagrantes exemplos do que é "vender um sonho". E o facto de estar prestes a lançar novo hardware 4.0 para o Autopilot, com mais sensores e radares, levanta sérias dúvidas sobre se os actuais Tesla terão capacidade para receber o prometido modo FSD funcional - se / quando vier a ser lançado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)