2023/04/11

Bitcoin supera os 30 mil dólares

A criptomoeda Bitcoin volta a dar que falar, tendo superado o patamar dos 30 mil dólares e subindo mais de 81% desde o início do ano.

Embora ainda esteja longe dos mais de 60 mil dólares que atingiu em Novembro de 2021, as Bitcoin voltam a gerar interesse ao atingirem os 30 mil dólares, valor que já não atingiam desde Junho do ano passado. Não menos importante, isto representa uma subida significativa de 81.54% desde o início do ano, e vem revitalizar o interesse nas criptomoedas.
No entanto, e uma vez que nos aproximamos da época de Verão no hemisfério norte, será também inevitável o regresso das questões da energia consumida na mineração das criptomoedas, especialmente em países que têm lidado com situações de falta de energia.

O que é certo é que raramente se aponta para questões da qualidade (ou falta dela) da rede de distribuição de energia, ou da modernização necessária para lidar com a dependência cada vez maior na energia eléctrica (com os carros eléctricos, por exemplo), assim como a necessidade de agilizar e aumentar a eficiência nos sistemas de geração e armazenamento distribuídos (painéis solares e baterias em casa, etc.). Veja-se o caos que ainda reina na questão de quem se aventura a tentar vender os excedentes de energia produzida por painéis solares, e que fica sujeito a acertos com meses de atraso e com tanta complexidade de cálculos que se torna praticamente impossível saber se se está a receber o valor devido ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)