2023/04/19

CBC abandona Twitter devido a legenda de Musk

Elon Musk continua a usar o Twitter como o seu recreio privado, e a afastar entidades noticiosas com legendas que colocam em causa a sua isenção e imparcialidade.

Depois da NPR e PBS, também a CBC - Canadian Broadcasting Corporation - optou por deixar de utilizar o Twitter, depois de Elon Musk lhe ter aplicado uma legenda de que era uma entidade noticiosa 70% financiada pelo governo, que posteriormente rectificou para 69% dizendo que não queria estar a usar dados errados.

A questão é que Elon Musk parece estar a seguir a toda a velocidade no sentido de fazer a vontade a todas as vozes conservadoras, sem fazer distinção entre entidades noticiosas efectivamente a cargo de certos governos, e entidades noticias com fundos públicos. A CBC tem financiamento estatal, que é votado por todos os membros do parlamento canadiano, e que ao estilo de outros canais noticiosos, tem a sua independência protegida por lei, de forma idêntica à NPR nos EUA, ou a BBC no Reino Unido. Curiosamente, a maior simpatia auto-assumida que Musk tem pela BBC, fez com que mudasse a legenda inicial de agência noticiosa financiada pelo governo para uma legenda de agência financiada com dinheiros públicos - mas desde logo se pode ver que as coisas não correm muito bem quando ficam dependentes do nível de "simpatia" do dono do serviço.

Também há quem aponte a dualidade de critérios de Musk, que tem usado este financiamento público como forma para denunciar (e afastar) certas agências noticiosas - mesmo quando representam apenas 1% do financiamento total - enquanto simultaneamente tem as suas próprias empresas, como a Tesla ou SpaceX, que só sobreviveram devido a avultados subsídios estatais.

Ao menos numa coisa as pessoas podem saber com que contam no Twitter. Com o despedimento de grande parte da equipa, qualquer pedido de comentário relacionado com notícias é agora automaticamente respondido com um tweet com o emoji de cocó.

Ficamos a aguardar pelo dia em que Musk também decidir adicionar uma destas legendas às contas da RTP no Twitter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)