2023/04/19

Notícias do dia

Tesla lança Model 3 "comercial" no Reino Unido; Samsung Galaxy Watch5 activa medição da temperatura e tracking de ciclos menstruais; Google Meet com opção Don't Watch para não ver certas pessoas; Adobe Firefly revoluciona edição vídeo com AI; e Netflix melhora qualidade para Full HD na versão com publicidade - e expande combate à partilha de passwords aos EUA.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Pesquisa da Google sem resultados durante várias horas

Relembrando que ningém está imune a falhas, a Google sofreu um incomum problema que fez com que não apresentasse os habituais links de resultados nas pesquisas. O problema durou várias horas mas esteve aparentemente limitado ao continente americano, sendo que nalguns casos continuava a ser apresentado os cartões com notícias ou outros conteúdos relacionados.

A Google tem estado sob grande pressão por parte de empresas como a MS, que se apressaram a adicionar AI ao Bing e demais produtos, e fazendo com que os resultados das pesquisas já tirem partido dessa tecnologia. São coisas que certamente estão a tirar sono aos directores e engenheiros da Google, que apesar de ter sido pioneira nesta área da AI, optou por deixá-la na gaveta durante quase dois anos, sem lançar qualquer produto.


Google abre pagamentos externos na Google Play no Reino Unido

Também no Reino Unido a Google viu-se forçada a abrir as portas a sistemas de pagamento externos nas apps na Play Store, por imposição da entidade reguladora da concorrência.

De notar que, tal como a Apple fez, esta opção por um sistema de pagamentos externo não iliba os developers de continuarem a pagar uma comissão à Google, o que vai completamente contra o propósito da medida. Resta saber se a CMA britânica (Competition and Markets Authority) irá aceitar estas condições, ou se exigirá formas de pagamento alternativas sem pagamento de comissões à Google.


Samsung recupera liderança nos smartphones

Apesar das vendas dos smartphones continuarem em queda pelo quinto trimestre consecutivo, segundo os dados da Canalys, a Samsung recuperou a primeira posição (por pouco), relegando a Apple de volta para a segunda posição.

Na terceira posição mantém-se a Xiaomi, que também sentido um decréscimo nas vendas, seguida pela Oppo (que se mantém estável) e pela Vivo (também com queda). No início de 2001 a Xiaomi tinha conseguido superar a Apple e ascender à segunda posição, mas conseguiu segurar essa posição.


Google Discover com citações "spam"

O rumo da Google no Google Discover parece ir de mal a pior, agora começando a apresentar uma secção de citações que parece saída dos algoritmos de "enchouriçamento" das redes sociais.

Eu era um dos grandes fãs do sistema na época do Google Now, mas a Google lá me conseguiu afastar com as alterações que foi fazendo - a certa altura deixando de me apresentar os conteúdos que me interessavam para apresentar conteúdos completamente opostos. Da última vez que lá fui espreitar, num smartphone com uma conta Google temporária de teste, o tipo de coisas que por lá aparecia era completamente assustadora, pelo que não tenho qualquer desejo de dar nova oportunidade - ainda mais quando nos sujeitamos a ter que levar com uma dose de "citações".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Estima-se que sejam vistas mais de mil milhões de horas de vídeo por dia no YouTube, que demoriam mais de 114 mil anos a serem vistas por uma única pessoa a tempo inteiro, 24 horas por dia..

2 comentários: