2023/04/26

ChatGPT com controlo de histórico e exportação de dados

A OpenAI está a dar aos utilizadores maior controlo sobre os dados usados com o ChatGPT.

Respondendo aos críticos que não queriam que as suas conversas com o ChatGPT pudessem ser usadas para treinar futuros modelos AI, a OpenAI lançou várias opções que dão maior controlo sobre os dados utilizados no ChatGPT.

Para começar, os utilizadores podem desligar por completo o histórico das conversas no ChatGPT. Isso não só faz com que essas conversas não apareçam na coluna lateral, como também assegura que não serão usadas para treinar modelos AI. Uma opção que chega na sequência de uma falha que fez com que o histórico de algumas conversas no ChatGPT fossem expostas a outros utilizadores; e que também dará maior confiança a quem se quiser arriscar a usar dados potencialmente sensíveis numa pergunta ou comando no ChatGPT. As conversas continuarão a ser guardadas durante 30 dias, mas apenas para análise em casos de abuso, sendo completamente eliminadas após esse período.

Em sentido oposto, os utilizadores passam também a ter a opção de exportação das suas conversas, recebendo-se um arquivo comprimido com um ficheiro HTML e diversos ficheiros JSON com as interacções com o ChatGPT.
Embora não seja previsível que a maioria dos utilizadores "comuns" vá dar uso a esta opção, acaba por ser necessária para efeitos de transparência, ao estilo das ferramentas que a maioria dos serviços tecnológicos disponibiliza, para os utilizadores que quiserem receber (ou analisar) os dados que são mantidos sobre si.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)