2023/04/16

Condução "sem mãos" Ford BlueCruise chega à Europa

O sistema de assistência à condução BlueCruise da Ford chega à Europa, permitindo conduzir "sem mãos".

O sistema BlueCruise da Ford é idêntico a muitos outros sistemas de assistência à condução de outras marcas, no sentido em que ainda continua a necessitar da atenção permanente do condutor. No entanto, é um dos primeiros que se livra da (ridícula?) necessidade de se manter a mão no volante, que muitas vezes faz com que os condutores lá pendurem um qualquer objecto para enganar o sistema e o carro prossiga viagem sem fazer ameaças constantes.

Em vez de exigir a permanência das mãos no volante, o BlueCruise mantém um olhar atento sobre o condutor para comprovar que este está, de facto, a olhar para a estrada - o que não deixa de ser bastante mais produtivo em termos de segurança do que tentar assegurar que se está com a mão no volante mesmo que se esteja completamente distraído.

O sistema já foi certificado na Europa para utilização no Reino Unido, embora só possa ser utilizado em determinadas estradas (3700 km no Reino Unido) e atá uma velocidade máxima de 130 km/h. O sistema estreia-se na Europa com o Ford Mustang Mach-e de 2023, com os clientes a terem direito a 90 dias oferecidos, após os quais terão que pagar uma subscrição de £17.99 por mês (cerca de 20 euros).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)