2023/04/02

Elon Musk admite falhanço no Cybertruck e reforça compromisso com Tesla económico para todos

Apesar das falhas de Elon Musk, o patrão da Tesla também admite quando está errado, e confessa que o Cybertruck foi um erro e que deveria ter-se focado num Tesla mais económico.

Actualização: era uma notícia de 1 de Abril.

Numa entrevista, Musk disse que teve um sonho revelador em que constatou que a aposta no Cybertruck terá sido um erro, parcialmente inspirado pelas fantasias de criança ao ver séries de ficção científica. Diz que o mundo não precisa de mais um monstro gigante nas estradas, e que quando se fala de pickups eléctricas, aquilo que os consumidores desejam é algo como a Ford F-150 em eléctrica (como a Ford está a fazer).

Também diz que perdeu demasiado tempo (3 anos!) nas portas do Model X, quando deveria ter passado esse tempo focado a fazer um carro económico, acessível a todos, como o Wuling Mini da GM e SAIC. Embora se possa ter a ilusão de carros de luxo para todos, para a maior parte das pessoas o carro é apenas e somente um meio de transporte, que tem que ser o mais barato e eficiente possível. Em vez de autonomias de 500 km e 1000 km, o que é preciso é que seja capaz de percorrer 50 km por dia e ter autonomia para vários dias para dispensar a necessidade de carregamentos diários obrigatórios. Com a estrutura eléctrica que simplifica imensamente a parte mecânica, pode-se fazer um carro pequeno que tenha espaço para quatro ou cinco pessoas, e as compras semanais.
É o tipo de coisa que a Tesla pode fazer com facilidade, tendo toda a tecnologia necessária e sendo apenas questão de reduzir um Model 3 / Model Y, cortando nas baterias e motores, que auto-beneficiarão automaticamente de, com isso, também se ter um carro bastante mais leve.

Musk diz que esse é um projecto que se adequa perfeitamente à nova Gigafactory no México, produzindo um carro acessível que poderá ser enviado para o resto do mundo. Algo que, mesmo resultando de uma conversa informal, parece revelar que não há planosde curto prazo para produzir esse modelo na Gigafactory Berlim, que está em processo de ser expandida para produzir um modelo adicional da Tesla além do Model Y que lá é produzido actualmente.

Com tudo isto, a par do lançamento de carros de marcas como a Apple, Xiaomi, e Sony, sem dúvida que os próximos anos vão ser bastante interessantes no sector automóvel.


2 comentários: