2023/04/25

Google Authenticator ganha backups na cloud

Mais de uma década após o lançamento, o Google Authenticator passa a suportar sincronização dos códigos 2FA com a conta Google, facilitando a sua utilização em múltiplos dispositivos.

Lançado em 2010, a app Google Authenticator para geração de códigos temporários 2FA - que se tornam imprescindíveis para reforçar a segurança nos serviços online - manteve-se, durante muito tempo, como uma app extremamente básica. Basta relembrar que só em 2020 ganhou a capacidade de transferir os códigos para um novo smartphone, sendo que até aí se revelava extremamente trabalhoso o processo de trocar de smartphone.

Agora, a Google simplifica o processo ainda mais, ao permitir o backup na cloud e sincronização com a conta Google; algo fica mais em linha com as expectativas dos utilizadores.
Isto significa que, mesmo num smartphone novo, bastará fazer login com a conta Google para se ter acesso aos códigos 2FA. Mas claro que há o "pequeno detalhe" de, num smartphone novo, potencialmente precisarem de um código 2FA para fazerem o login inicial da conta Google. Em último caso, poderá ser necessário recorrer aos códigos backup de entrada na conta Google, que convém ter sempre em local seguro mas que não seja esquecido.

A utilização de códigos 2FA é indispensável, mas é preciso estar também consciente de que se corre o risco de perder o acesso aos serviços no caso se ficar sem forma de os gerar. Com esta actualização, o Google Authenticator fica em pé de igualdade com outras apps que já permitiam fazer backups na cloud, para reduzir esse risco. Sendo que, em contrapartida, se fica com o risco acrescido de, caso alguém consiga obter o controlo de uma conta Google, ficará com acesso a todos os códigos 2FA dessa pessoa.


Actualização: Ter em conta que este backup na cloud não conta com autenticação end-to-end (E2E).

1 comentário:

  1. Um comodismo interessante, mas convém mesmo prestar bastante atenção ao último parágrafo do artigo.

    👍👍👍

    ResponderEliminar