2023/04/03

Google Nearby Share chega ao Windows

A Google fez chegar o Nearby Share ao Windows, a versão Android do sistema idêntico ao AirDrop da Apple para partilha simplificada.

O Nearby Share, ao estilo do AirDrop, visa facilitar a transferência e partilha de conteúdos entre dispositivos próximos, fazendo com que a partilha de uma foto, contacto, ficheiros, ou links, possa ser feita de forma imediata sem que seja necessário recorrer a técnicas mais arcaicas como o envio de algo por email. No entanto, embora já estivesse disponível entre dispositivos Android, ainda não permitia o envio de coisas para um PC Windows, coisa que agora fica resolvido.

O Nearby Share fica disponível para Windows (em beta, como não podia deixar de ser), para permitir o mesmo tipo de facilidade entre um smartphone e um computador tradicional. Podemos especificar se as partilhas podem ser feitas com qualquer pessoa, apenas os contactos, ou apenas os dispositivos do próprio utilizador; e no caso de ambos os dispositivos serem do mesmo utilizador, o processo dispensa os habituais pedidos de confirmação, permitindo a transferência imediata.
Lamentavelmente e inexplicavelmente, embora a Google diga que o Windows Share para Windows esteja disponível na maioria dos países, faz questão de excluir a maioria dos países da UE, incluindo Portugal. Poderá ser por questões de cumprir com as regras de privacidade, ou uma forma de tentar pressionar a UE de modo a demonstrar que as exigências da legislação crescente sobre as empresas e serviços tecnológicos poderão fazer com que a UE fique de fora de algumas das coisas que estão acessíveis no resto do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)