2023/04/20

Lançamento orbital da Starship termina com explosão

O primeiro lançamento da Starship com um Super Heavy foi bem sucedido, mas acabou numa explosão após uma aparente falha na separação.

A SpaceX realizou um impressionante lançamento da Starship, no topo do mais poderoso foguete do momento - um Super Heavy equipado com 33 motores Raptor - e que serve como demonstração para aquilo que se poderá tornar comum nos próximos anos.

Infelizmente, apesar do lançamento em si ter sido bem sucedido, a Starship não se separou do Super Heavy como seria suposto, e isso acabou por resultar no desequilíbrio do conjunto, culminando numa imensa explosão aos 4 minutos de voo.


O objectivo era que a Starship se separasse e seguisse viagem, atingindo uma altitude de 233 mil metros, para depois proceder à reentrada e testar a sua resistência. Mas, tal como Elon Musk já tinha referido, existiam muitas probabilidades das coisas não correrem como planeado, o que infelizmente se veio a verificar.

Mas, a SpaceX conseguiu obter valiosos dados, extremamente positivos, e o facto de não ter havido nenhuma falha a nível dos foguetes em si, mas de algo que será teoricamente mais simples de resolver (o sistema de separação), antecipa que as coisas possam correr muito melhor no próximo lançamento, que deverá ocorrer já nos próximos meses.


Actualização: os detritos projectados pelo lançamento destruíram carros, partiram janelas, e lançaram areia e poeiras a quilómetros de distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)