2023/04/17

MediaTek Dimensity Auto aponta ao sector automóvel

Depois de empresas como a Nvidia e ARM terem lançado chips específicos para uso automóvel, também a MediaTek segue a tendência com a sua gama Dimensity Auto.

Nunca os automóveis puderam ser tão assemelhados a computadores com rodas, numa evolução que vai privilegiando cada vez mais os elementos electrónicos sobre os tradicionais componentes mecânicos. Hoje em dia é mais provável que alguém coloque no topo da sua lista de elementos decisivos, para a compra de um novo automóvel, coisas como: se tem Android Auto ou Apple CarPlay, ou durante quantos anos terá direito a actualizações garantidas; e isso é algo que outros sectores, já habituados a essas coisas, estão dispostos a tentar tirar o máximo partido.

Com a linha Dimensity Auto a MediaTek propõe uma solução que integra chips de última geração (3 nm) para lidar com todo o tipo de necessidades que existam a bordo de um veículo: temos o Dimensity Auto Cockpit, com capacidade para gerir múltiplos ecrãs 8K HDR a 120 Hz; o Dimensity Auto Connect com 5G multi-gigabit, WiFi 7, Bluetooth, e suportando os múltiplos sistemas GPS; Dimensity Auto Drive para sistemas de assistência à condução; e o Dimensity Auto Components, que promete assegurar o fornecimento de todos os componentes necessários para que os fabricantes possam manter as suas linhas de produção em operação.
Não me parece descabido que, tal como algumas pessoas compra computadores com base nos chips que têm no interior - Intel, AMD, Nvidia, etc. - daqui por mais alguns anos, também se estejam a escolher ou eliminar automóveis por virem com / sem determinado chipset.

A grande diferença é que neste caso não podem esperar que os consumidores aceitem ter que trocar de carro a cada par de anos porque deixaram de ter actualizações de segurança...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)