2023/04/15

Montana aprova proibição do TikTok

Depois da proibição do TikTok nos smartphones de funcionários governamentais, o Montana torna-se no primeiro estado dos EUA a proibir completamente o TikTok.

A discussão sobre o TikTok nos EUA sobe de tom, com o Montana a aprovar a proibição global do TikTok. Esta é uma medida que tem sido muito discutida há longos meses, na sequência de outras medidas no passado contra empresas chinesas - como a Huawei e outras que foram colocadas na "lista negra" dos EUA - e que irá continuar a dar muito que falar.

Ainda não é certo que esta proibição vá ser implementada, pois há quem refira que isto vai contra um dos princípios fundamentais da constituição norte-americana (o seu "free speech"), e existem políticos de ambos os campos, democratas e republicanos, que criticam esta proibição que equivale a censura descarada e que levanta sérias preocupações quanto a outras proibições que possam surgir na sua sequência.

Também não deixa de ser algo caricato que a justificação para a proibição seja a de potencial espionagem, ou de utilização da app para propaganda chinesa, quando por outro lado se tem casos comprovados de como plataformas como o Facebook foram usadas e abusadas para esse tipo de coisa, e continuando a poder ser usadas para esse fim. Falamos também do país onde assistimos a situações como a invasão do Capitólio incitada por um ex-presidente, tiroteios em pizzarias por causa de teorias de conspiração QAnon, e isto para não falar dos frequentes tiroteios e massacres em escolas e outros locais públicos. Se fossem tão rápidos a proibir o uso indiscriminado de armas como parecem ser a querer proibir apps... se calhar teriam melhores resultados.

Veremos como é que este caso se vai desenrolar ao longo dos próximos meses, e se avançará no sentido de uma proibição do TikTok em todos os estados dos EUA, ou se ficará assegurado que os norte-americanos continuam a poder decidir que apps usar ou não usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)