2023/04/14

Notícias do dia

Tesla Model 3 abaixo dos 40 mil euros em Portugal; Windows 11 com gestão melhorada do Presence Sensing; Android 13 duplica quota de mercado e chega aos 12%; Cybertruck testa escova limpa pára-brisas gigante; e hackers dizem ter roubado 10 TB de dados da WD e pedem resgate de 10 milhões de dólares.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Operadores portugueses começam a desligar o 3G

Em várias regiões de Portugal já se começa a notar o desaparecimento do 3G, com operadores como a Vodafone e MEO a desactivarem o sistema antigo para reaproveitarem as frequências para o 4G e 5G.


Os efeitos poderão fazer-se sentir a nível de smartphones mais antigos pré-4G, e também em dispositivos de comunicações industriais, trackers GPS, e outros dispositivos IoT com comunicação celular. Se se depararem com algo que deixou de funcionar "sem mexerem em nada", poderá muito bem ser um caso de mais uma vítima da morte do 3G.

... Ora aqui está mais um caso em que teria sido vantajoso tirar proveito do Cell Broadcast, para anunciar aos clientes a desactivação do 3G nas diversas regiões em que isso está a ser feito.


Twitter aumenta tweets para 10 mil caracteres com formatação

Em aparente resposta ao facto do Substack ter lançado o Notes que é uma espécie de "twitter", o Twitter contra-ataca com o aumento dos tweets para 10 mil caracteres e com formação básica de texto.

Na verdade, esta já era uma promessa de algum tempo de Elon Musk, que visa combater a prática que se tornou popular de tweetar imagens com longos textos, como forma de ultrapassar o limite de caracteres do Twitter - e que se torna ridiculamente ineficiente. No entanto, este aumento da eficiência com os tweets de grandes dimensões é algo que só fica disponível para quem pagar pelo Twitter Blue, com os demais a manterem-se com o anterior limite.


Xiaomi reduz cartão e plástico das embalagens

Sabendo-se que todas as ajudas contam para reduzir o desperdício, a Xiaomi anunciou uma nova geração para as embalagens dos seus produtos, reduzindo no cartão e plástico utilizados.
O design final combina o smartphone e acessórios num só, recorrendo a um tabuleiro em vez de dois, e coloca os acessórios dentro do suporte do telefone para uma estrutura interna mais simples. A caixa foi também tornada mais fina ao reduzir a altura da sua parede para a mesma do carregador e foi ainda adicionada uma pequena pega para melhorar a experiência de unboxing e assegurar a integridade da caixa. O resultado, na altura, foi uma embalagem Mi 3 mais simples, mais fina e mais leve. A Xiaomi, como marca tecnológica pioneira, compromete-se a adotar soluções sustentáveis. A marca avança que, apesar de ainda recorrer a plásticos para o suporte interno das suas embalagens, está a explorar ativamente soluções em papel que possam ser uma alternativa viável e que não comprometam a integridade dos produtos e recorda ainda os designs de packaging que introduziu há três anos no mercado (One Paper Box e o plano 2R).


Táxi autónomo Zoox enfrenta crash-tests


Não é por deixar de ter um condutor humano que os veículos autónomos se livram dos crash-tests, e desta vez foi o táxi autónomo da Zoox que mostrou como resiste a potenciais acidentes.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato de imagens GIF (Graphics Interchange Format) foi lançado em Junho de 1987. Apesar de poder ser considerado um formato obsoleto, com ínúmeras limitações (como só poder ter um máximo de 256 cores por imagem), o facto de permitir imagens animadas e com transparência faz com que continue a ser imensamente popular, tendo resistido a inúmeras tentativas de ser destronado por outros formatos mais modernos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)