2023/04/14

Emergência via satélite no iPhone já funciona em Portugal

Tive oportunidade de comprovar, em primeira mão, o serviço de satélite nos iPhone 14 em Portugal.

Embora passe a maior parte do tempo ao alcance de uma rede WiFi e ou rede 4G / 5G, tive oportunidade de me afastar dos centros urbanos e comprovar que a cobertura celular nacional não chega a todo o lado - e sem que isso tenha a ver com a desactivação das redes 3G que já se começa a fazer sentir.

Tal como tínhamos noticiado, o serviço de SOS via satélite dos iPhone chegou recentemente ao nosso país, e por isso não foi surpresa que a certa altura num passeio por uma das nossas serras, me tenha deparado com o iPhone a indicar que não tinha cobertura terrestre e a indicar a possibilidade de comunicação via satélite.
Felizmente não houve necessidade de fazer qualquer pedido de emergência, mas não deixa de ser reconfortante saber que, em caso de qualquer imprevisto grave, se tenha essa possibilidade. O sistema também permite partilhar a localização, com actualizações a cada 15 minutos, para que familiares e amigos possam ver por onde andamos.

Não é difícil antever que, se por agora ainda se trata de algo menos comum, não demorará para que este tipo de funcionalidade se torne tão comum quanto todas as outras que se agruparam nos smartphones, como o WiFi, GPS, câmaras, etc. E, num futuro não muito distante, em vez de se ser apenas para uso em emergências, passaremos a poder usar as comunicações satélites para comunicações convencionais, garantindo que se continua ligado ao mundo em praticamente toda a superfície do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)