2023/04/14

Polícia holandesa envia cartas aos membros do RaidForums

Os membros do fórum de hackers RaidForums, encerrado pelas autoridades em 2022, estão a receber cartas da polícia a apelar que parem as actividades ilegais e a informar que não são tão anónimos quanto possam pensar.

As autoridades encerraram o RaidForums em Abril de 2022, um fórum que foi criado por um português e que se tinha tornado num popular ponto de encontro para grupos de hackers falarem das suas actividades ilegais. Apesar dos dados encriptados, que poderão ter explicado esta demora de um ano, a polícia holandesa terá conseguido identificar muitos dos seus membros, que agora começaram a receber cartas a dizer que as autoridades sabem que são, pedindo-lhes que eliminem todos os dados ilegais que possam ter em sua posse, e que se abstenham de qualquer actividade ilegal online.
Mais do que qualquer aviso ou alerta recebido no reino digital, não há nada como receber algo físico, no sítio onde se vive, para demonstrar que as actividades virtuais podem ter consequências bem palpáveis no mundo real. No caso de utilizadores menores, a polícia também está a efectuar telefonemas, para os informar (e aos seus pais) das potenciais consequências desse tipo de actividade.

Mesmo podendo não ter qualquer efeito nos veteranos já embrenhados nesse mundo há demasiado tempo, há sempre a possibilidade deste contacto com a realidade poder ser suficiente para que alguns jovens aspirantes a este tipo de actividades reconsiderem a sua futura "carreira". Tendo em conta os numerosos programas de recompensas por vulnerabilidades, não faltam formas de ganhar dinheiro de forma legal, continuando no mesmo ramo de descobrir e explorar vulnerabilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)