2023/04/12

Notícias do dia

Digi com lançamento iminente em Portugal; WhatsApp com compras e pagamentos no Brasil; Apple recua nos botões solid-state do iPhone 15 Pro; Windows vai mudar Print Screen para Snipping Tool; e Spyware QuaDream infectava iPhone via convites de calendário invisíveis.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

LinkedIn com verificação de local de emprego

Numa altura em que muito se fala dos vistos azuis do Twitter, a MS avança com um visto de verificação do local de emprego no LinkedIn.

Ao contrário do Twitter, no LinkedIn o sistema é gratuito mas obriga a que se utilize um dos métodos disponibilizados para a verificação, através de um email empresarial, sistema CLEAR, ou MS Entra. A grande diferença face ao sistema do Twitter, onde a única garantia de verificação é a de que se pagou para ter o visto azul, neste caso fica assegurada a identidade do utilizador (no caso do sistema CLEAR) ou de que efectivamente está associado a uma determinada empresa a ponto de ter acesso a um dos seus endereços de email.


Carros autónomos da Waymo causam engarrafamento devido a nevoeiro

Por muito que os automóveis autónomos da Waymo (Google) se estejam a comportar bem, há situações em que também desistem. Uma situação de nevoeiro intenso fez com que cinco carros decidissem que não havia condições de segurança para circularem, parando na estrada - um deles numa via central - gerando o caos em São Francisco.

Os carros retomaram a circulação passados alguns minutos, quando o nevoeiro ficou menos denso, e a Waymo diz que irá proceder a actualizações para tentar evitar que situações idênticas ocorram no futuro.


macOS inclui white paper Bitcoin

O macOS tem mais um curioso Easter Egg. Escondido nas pastas do sistema está o white paper original de Satoshi Nakomoto que apresenta o princípio de funcionamento dos Bitcoin. É uma leitura interessante, uma vez que aborda o problema de se ter um sistema descentralizado que assegure a confiança da posse e transferência de elementos digitais, sem depender de qualquer entidade gestora.

O PFD de 184 KB pode ser encontrado em /System/Library/Image\ Capture/Devices/VirtualScanner.app/Contents/Resources/simpledoc.pdf e parece estar presente no sistema desde 2018.



Colocar malware na Play Store custa 2 mil dólares

Nos fóruns dedicados ao malware, não faltam oferta de indivíduos e grupos que prometem colocar malware em apps na Play Store da Google, com preços que vão dos 2 mil aos 20 mil dólares dependendo das capacidades pretendidas.

Curiosamente, a maioria até dá "garantia" de que a app não será detectada pelos sistemas da Google durante uma semana, e que caso seja removida nesse período, disponibilizarão uma nova app gratuitamente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Uma órbita geoestacionária faz com que um satélite pareça estar imóvel face a um ponto no solo terrestre, e situa-se a 35.7 mil quilómentros da Terra. Para comparação, a Estação Espacial Internacional orbita a terra a uma altitude de "apenas" 400 km

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)