2023/04/26

Opera One renova interface e funcionalidades

O novo browser Opera One passará a ser o browser principal da Opera, e chega com interface remodelado e integração com assistentes AI.

Embora com semelhanças com a versão actual (não convém fazer mudanças demasiado radicais), o novo Opera One apresenta suficientes elementos retocados para se assumir como um browser de nova geração. Temos uma série de funcionalidades dedicadas à gestão de tabs, com possibilidade de criar grupos de tabs, e a inevitável integração com assistentes AI como o ChatGPT e ChatSonic, que podem resumir páginas, criar tweets, e mais.

Uma coisa que não será visível directamente mas deverá ser notada, é este será também o primeiro browser que, apesar de usar o Chromium como base, implementa um compositor de páginas multithreaded, que promete aumentar drasticamente a fluidez do browser e das páginas web.


Nesta fase o Opera One fica disponível em 'early access' para quem o quiser experimentar, mas daqui por alguns meses passará a ser o Opera oficial, substituindo as actuais versões para Windows, macOS e Linux.

2 comentários:

  1. Nunca entendi quem é o tolinho para instalar o Opera. Um browser completamente closed source e com sedes em países questionaveis.

    Aliás, nunca entendi o porque de confiar em qualquer browser closed source, parcial ou total.

    O firefox é 100% opensource
    O chrome não, mas vá.
    O Brave também é 100% opensource
    O Vivaldi tem o frontend closed source.

    Ainda por demais a quantidade de informacao que viaja pelo browser hoje em dia. Red flag gigante ter que confiar no fabricante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1 Em todo o caso testei no Android o brave e Vivaldi e não me convenceram, pareciam ser mais pesados que o Chrome, Firefox e Samsung browser. Agora o opera já o deixei desde que passou a mãos estrangeiras duvidosas, usava principalmente o "mini" e logo não via aquilo ser mais rápido que os habituais

      Eliminar