2023/04/28

Snapdragon 8 Gen 3 acelera para os 3.7 GHz mas mantém-se nos 4 nm

Para a próxima geração do chip topo de gama da Qualcomm - Snapdragon 8 Gen 3 - teremos maior velocidade, mas o processo de fabrico irá manter-se nos 4 nm.

Numa altura em que algumas marcas já estão a apostar nos chips de 3 nm, a Qualcomm joga pelo seguro e aposta num processo de 4 nm para o seu próximo chip. Ainda assim, apesar de se manter nos 4 nm, o novo chip deverá adoptar um processo de fabrico mais evoluído (N4P vs N4) da TSMC, com eficiência melhorado.

O Snapdragon 8 Gen 3 manterá uma arquitectura octa-core, com um núcleo principal Cortex-X4 que poderá atingir uma frequência de 3.7 GHz, acompanhado por 5 núcleos adicionais de alto desempenho e 2 núcleos de alta eficiência. Para referência, na actual geração SD 8 Gen 2, a frequência de funcionamento máxima do núcleo Cortex-X3 é de 3.36 GHz, o que revela um salto significativo neste campo. Claro que, o grande dilema será sempre saber durante quanto tempo é que o chip conseguirá funcionar à potência máxima antes de ter que abrandar devido a aquecimento, mas pelo menos para processamento intensivo de pico, deveremos ver melhorias notórias.

No GPU deveremos ter um Adreno 750, com desempenho que deverá ser 50% superior ao da geração actual e contar com aceleração ray-tracing. E, obviamente, também os demais módulos, como aceleração de processamento AI, ISP para gestão das câmaras, etc. receberão melhorias.

A Qualcomm deverá apresentar oficialmente o Snapdragon 8 Gen 3 nos próximos meses, e os primeiros smartphones equipados com ele deverão chegar ao mercado antes do final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)