2023/04/28

Notícias do dia

Windows 10 não terá mais actualizações; AST SpaceMobile faz primeira chamada telefónica via satélite com smartphones comuns; Steam ganha apontamentos durante os jogos; Mercedes EQE e EQS com aceleração por subscrição mensal; Forza Motorsport vem com ajuda para jogadores cegos; e Google cancelou 173 mil contas fraudulentas na Play Store em 2022.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Edge recomenda Bing AI a quem visitar o Google Bard

Uma versão de desenvolvimento do Edge revela que a MS não vai dar tréguas à Google, incentivando os visitantes do Google Bard a compararem as respostas com o assistente AI do Bing.

Já estamos habituados a ver a Google e a Microsoft a puxarem os utilizadores para os seus produtos e serviços, com muitos deles a dizerem que serão "melhor vistos no Chrome" ou "melhor vistos no Edge", conforme o que se visita. Agora, temos apenas mais um passo nesse sentido, que já se poderia esperar tendo em conta a forte aposta que a MS tem feito nos sistemas AI. Ao se visitar a página do Google Bard, esta versão do Edge recomenda a comparação com o Bing AI, abrindo duas tabs lado a lado.
Não deixa de ser uma forma bastante mais justa de comparação do que simplesmente recomendar que os utilizadores abandonem o Bard e sejam redireccionados para o Bing. E que, indirectamente, também revela a confiança da MS de que, pelo menos nesta fase, o seu Bing AI ser superior ao Bard.


Transportes de Nova Iorque abandonam Twitter

Os transportes metropolitanos de Nova Iorque anunciaram que deixarão de utilizar o Twitter para informações e alertas sobre os transportes, devido às novas regras de acesso à API. A entidade diz que deixou de haver qualquer garantia de funcionalidade de acesso ao Twitter - e outras notícias indicavam que o Twitter estaria a pedir 50 mil dólares por mês para que pudessem enviar esses alertas.

Como, a opção foi a mais natural: deixar de usar o Twitter, e recomendando que os utilizadores utilizassem o seu site, app, e alertas através de outros meios, para se manterem a par do estado dos serviços de transportes.


Musk cortou acesso da OpenAI ao Twitter

Elon Musk continua a não esconder que a sua forma de gerir o Twitter é extremamente pessoal, e apesar da OpenAI ser uma das empresas que pagava $2 milhões por ano para aceder ao feed do Twitter, Elon Musk achou que não era suficiente e decidiu cortar-lhe o acesso.

Recorde-se que Musk foi dos fundadores da OpenAI, tendo-se depois afastado após falhar em assumir o seu controlo. E mais recentemente foi uma vozes que pediu uma "pausa" de 6 meses no desenvolvimento dos serviços AI - nos quais a OpenAI tem estado na linha da frente com o imensamente popular ChatGPT e ainda mais poderoso GPT-4 - cujo real interesse logo se veio a descobrir, ao anunciar que estava a criar uma nova empresa de AI.

Bem, por este andar, o único risco é que quando a sua nova empresa AI estiver pronta para utilizar o Twitter para se treinar, já não haja muita coisa por lá com que valha a pena aprender.


Bluesky atrai vedetas do Twitter

Quem tem tirado partido de todas as polémicas no Twitter é a nova plataforma Bluesky, cujas origens estão ligadas ao próprio Twitter. Apesar de ter implementado um sistema de limitação das adesões por convite, o serviço tem registado um crescimento significativo, e conquistando muitos utilizadores populares do Twitter, como Alexandra Ocasio-Cortez, dril, e diversas vedetas de Hollywood. Utilizadores que, com milhões de seguidores, também fazem com que estes fiquem predispostos a testar o serviço assim que puderem.

Apesar de também apostar num protocolo descentralizado, ao estilo do Mastodon, a sua maior proximidade com o Twitter poderá dar-lhe a vantagem necessária para que se torne no "novo Twitter" da era pós-Twitter de Elon Musk.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os monitores e TVs CRT (Tubo de Raios Catódicos) tornaram-se obsoletos com a popularização dos ecrãs LCD, mas poucos poderão saber que a sua origem remonta ao século XIX, com o primeiro CRT (ainda básico é certo) a ter sido criado em 1897 - embora a sua utilização comercial só tenha começado em 1922.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)