2023/04/17

Últimas revistas de computadores em papel suspendem circulação nos EUA

Marcando o fim de uma era, as últimas revistas em papel sobre computadores que ainda eram lançadas nos EUA - a Maximum PC e MacLife - chegam ao fim com as edições de Abril.

Ambas tinham sido lançadas em 1996, na altura com os nomes de Boot e MacAddict, e passarão agora a existir apenas em versão digital, à semalhança de todas as outras que foram abandonando as edições impressas.

É literalmente o fim de uma era, que durante décadas foi responsável por nos ir enchendo as casas com edições mensais que eram aguardadas ansiosamente, para se ficar a par das últimas novidades sobre os computadores e tecnologia. Tornavam-se também em colecções cuidadosamente guardadas com bastante orgulho, e que até acabavam por servir como elementos de referência para consulta futura - isto numa era em que a internet ainda se ia entretendo com sites repletos de textos a piscar e com GIFs animados como exemplo de sites avançados.

Revistas como a Byte, Computerworld, PC Magazine, PC World, e outras, eram muitas vezes partilhadas com os amigos (ao menos nessa altura ainda não nos tínhamos que preocupar com o DRM que infecta os ebooks). E para se reduzir os custos não era incomum que se combinasse que uma pessoa comprasse uma revista enquanto outros amigos comparavam outras.
[Primeira edição da Byte, em Setembro de 1975]


Mas as décadas foram passando, e aos poucos o foco dado às revistas em papel foi transitando para a web, com o apelo dos sites que disponibilizavam notícias e artigos, de forma mais célere e gratuita. As revistas em papel começaram a desaparecer, e apesar de deixarem memórias nostálgicas, tornam-se nas vítimas daquilo que elas próprias prenunciaram durante décadas, de como os computadores e a internet iriam transformar o mundo.

2 comentários:

  1. Saudosa Byte e os artigos do Jerry Pournelle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já nem falando da Gina nem da Tânia...!!! :D :D

      Eliminar