2023/04/14

Windows 11 com opção de Presence Sensing

A Microsoft está a melhorar a gestão do Presence Sensing no Windows 11, com secção dedicada no painel de controlo.

O Presence Sensing é um sistema que permite que o computador, e apps, possam determinar se um utilizador está a usar activamente o computador - ou seja, se está presente - e pode ser utilizado para inúmeras coisas, como bloquear automaticamente o acesso a documentos sensíveis que estivessem no ecrã, no caso do utilizador se ausentar do computador. É uma funcionalidade com imensas potencialidades, mas que também pode ser obviamente abusada, por apps que queiram controlar se um utilizador se mantém em frente ao computador.

No Windows 11 Beta preview build 22624.161 a MS adicionou uma secção que facilita a gestão do Presence Sensing, deixando que o utilizador escolha que apps podem aceder ao Presence Sensing, e também ver um registo de quando as apps acederam a essa informação.

Destinado aos beta testers mais aventureiros, também fica disponível uma opção que dá prioridade no acesso às actualizações, em Settings > Windows Update > "Get the latest updates as soon as they are available".
Normalmente, não é conveniente estar na linha da frente das actualizações do sistema, especialmente tendo em conta os frequentes casos de bugs e coisas indesejadas que as acompanham, sendo preferível aguardar alguns dias para ver que tal as coisas correm. Mas, isso não é o tipo de preocupação que está associado a quem adere ao Windows Beta. E nesse caso, não há grandes motivos para que não se queira ter acesso às actualizações assim que são disponibilizadas, em vez de ficar sujeito à habitual distribuição faseada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)