2023/05/21

As células solares de perovskite

Há anos que se aguarda por uma revolução nos painéis solares, e parece que as promessas do salto potenciado pelo perovskite está prestes a concretizar-se.

A maioria dos painéis solares actuais utiliza células solares de silício, mas que têm desde logo um limite máximo de eficiência de conversação que faz com que toda e qualquer melhoria, por muito esforço e investimento que haja, se traduza por umas fracções de pontos percentuais.

Do outro lado, temos o perovskite, que têm o potencial para melhorar o desempenho em mais de 200% face às células de silício, sendo também mais baratos. Então o que falta fazer? Bem, existe o pequeno problema da longevidade, com estas células a sofrerem rápida degradação quando expostas ao oxigénio, humidade e temperatura; mas são coisas nas quais os cientistas têm estado a trabalhar há década para resolver, e que agora parecem estar finalmente a conjugar-se de forma a tornar viável a produção de painéis solares de perovskite já nos próximos anos.


3 comentários:

  1. O youtuber em causa é conhecido por não fazer bem o seu trabalho de casa ou seja aquilo que diz não é de confiança.

    ResponderEliminar
  2. Ya é mais uma daqueles gajos "this is change everything" em toda a tecnologia que aparece num jornal cientifico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, mesmo assim, não deixam de ser pontos interessantes que têm vindo a ser melhorados - e que esperemos que se tornem em desenvolvimentos reais que possam ser aplicados comercialmente.

      Eliminar