2023/05/04

Chrome Memory Saver com exclusão de sites

Para contrariar o sistema de poupança de memória no Chrome, será possível criar excepções para os sites da nossa preferência.

O sistema Memory Saver do Chrome é um precioso aliado para quem gosta de acumular dezenas ou centenas de tabs abertas, removendo-as da memória quando não as visitamos, e recarregando-as quando regressamos a ela. Mas, por vezes, isso pode ter alguns efeitos secundários adversos, como no caso de sites em que o recarregamento faz perder a página em que se estava (sim, ainda há sites assim), ou potencialmente interromper algum processo que tivesse ficado a meio.

Agora, a equipa do Chrome está a preparar um método simples para permitir criar exclusões deste sistema, especificando que sites nunca deverão ser afectados pela poupança de memória, assim mantendo-se permanentemente na memória do Chrome.
O popup que surge também dá indicação da memória que a página em questão ocupa em memória, o que também permitirá fazer uma decisão mais informada - por exemplo, pode tratar-se de um site que seja excessivamente gastador de memória, e que nos faça reconsiderar se merece ser mantido.

E na secção de Performance das definições, é também possível ter acesso à lista de sites que se adicionarem à exclusão da poupança de memória, permitindo que tenham o seu funcionamento sempre garantido da forma tradicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)