2023/05/01

Criadores de icons deparam-se com lotaria de expulsão da Play Store

Vários criadores de packs de icons para Android estão a ser expulsos da Play Store, alguns deles sem possibilidade de recurso.

Várias pessoas estão a ver o seu "negócio" desaparecer de um dia para o outro, ao serem informados pela Google que foram expulsos da Play Store. A medida tem visado os criadores de packs de icons, que têm sido considerados pela Google como tendo um "excesso de apps repetidas" - isto porque, uma vez que não existe uma forma oficial para alterações de icons, a forma encontrada pelos developers de launchers foi a criação de apps individuais que nada mais são do que uma colecção de icons. Uma forma que faz com que os criadores de apps possam ter dezenas ou centenas de "apps" que por vezes apenas consistem na varação de cores de icons.

Muitos consideram que a limpeza é bem-vinda, removendo da Play Store contas que se limitam a disponibilizar icons básicos com cores alteradas, mas outros consideram ridículo que a Google esteja a remover algumas dessas contas, enquanto permite que outras - que copiaram os icons de outros criadores - permaneçam.
Alguns developers já tentaram modificar o processo, de forma a que os packs de icons fossem disponibilizados como conteúdos numa só app em vez de serem disponibilizados como apps individuais; mas é algo que precisaria da concordância de todos os criadores de launchers e da criação de um "standard", algo que após mais de uma década ainda não foi conseguido. Infelizmente, até que a Google implemente uma forma oficial de permitir packs de icons no sistema, não parece haver qualquer solução para o problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)