2023/05/04

Drones Orqa alvo de sabotagem de firmware com bomba-relógio

O fabricante de drones FPV Orqa foi alvo de um ataque pré-agendado, que bloqueou todos os drones numa data pré-programada pelo atacante.

O caso é bastante insólito, pois o atacante terá sido um parceiro que contribuiu para o firmware dos drones. Uma parceria que a empresa acusa de ser bastante maliciosa, pois o dito parceiro terá incluído uma "bomba-relógio" que impediria os drones de funcionar numa data específica, que ainda por cima coincidia com um fim-de-semana prolongado em que a empresa teria mais dificuldade para lidar com o problema. Isto terá sido feito há anos, apesar do parceiro ir mantendo relações comerciais com a empresa que indicavam que tudo estaria bem.

O alegado atacante parece que se defende das acusações dizendo que se tratou simplesmente de um licenciamento que a Orqa terá deixado expirar, e terá disponibilizado um firmware alternativo para os utilizadores poderem continuar a usar os drones - um firmware que, no entanto, a empresa não aconselha que os clientes instalem, recomendado que apenas instalem o novo firmware oficial.
No passado já tivemos vários apocalipses ou ameaças de apocalipses devido a datas - como o célebre "bug do ano 2000" (que não veio a ser problemático), ou as datas problemáticas para os dispositivos GPS. Este caso relembra que, além desses problemas devidos a decisões tomadas no século passado e que podem ter consequências que se arrastam pelas décadas seguintes, ainda estamos sujeitos a lidar com sabotagens deliberadas que, invariavelmente, acabam por penalizar os utilizadores nos piores momentos possíveis. Imagine-se isto aplicado a um automóvel, em que o carro se recuse a arrancar?

Veremos quais irão ser as repercussões deste episódio, e se não será apenas mais um a juntar a uma lista crescente de incidentes que venham a acontecer no futuro.

1 comentário:

  1. Há casos de automóveis em que os condutores não pagaram a prestação e bloquearam-lhes ar condicionado, rádio,... E sei lá mais o quê...

    ResponderEliminar