2023/05/04

Microsoft força Edge nos links do Outlook e Teams

A Microsoft parece não conseguir resistir a usar velhas tácticas para forçar a utilização dos seus produtos.

Muitos utilizadores de Windows vão ser surpreendidos quando descobrirem que, quando clicarem num link no Outlook ou no Teams, serão atirados para o Edge em vez do browser que tiverem pré-definido no seu computador.

A MS tem uma "desculpa" preparada, dizendo que é para melhorar a experiência de dos utilizadores, apresentando os resultados dos links lado a lado com os emails e conversas respectivos, mas facilmente se percebe que ignorar por completo aquilo que os utilizadores escolheram expressamente - neste caso, qual o browser que preferem utilizar - invalida imediatamente essa pseudo-desculpa.
Relembre-se que, infelizmente, este tipo de coisas tem sido prática habitual na Microsoft ao longo das décadas. Em tempos mais recentes, tivemos o caso vergonhoso de, inicialmente, para se escolher um browser como pré-definido no Windows 11, ser necessário fazê-lo para mais de uma dezena de tipos de ficheiros individualmente, em vez de se ter uma opção directa de "browser que se quer utilizar".

Também lamentavelmente, isto chega numa altura em que se torna completamente despropositado estar a hostilizar os utilizadores. O Edge é de facto um bom browser, e com a recente aposta da MS na AI, há cada vez mais pessoas que, de livre e espontânea vontade, têm utilizado o Edge para experimentarem o assistente AI do Bing e as suas muitas capacidades. Essa parece-me ser uma forma bastante mais saudável e produtiva de conquistar utilizadores, e que se arrisca a ser contrariada por este retrocesso às tácticas abusivas de impingir o que quer que seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)