A agência rodoviária norte-americana quer tornar obrigatória a utilização de sistemas de travagem de emergência automática mais eficientes, para reduzir o número de acidentes.
Os sistemas de travagem automática (AEB - Automatic Emergency Braking) visam evitar as colisões e têm vindo a evoluir ao longo dos últimos anos. Inicialmente destinados a evitar colisões com veículos, expandiram-se também à detecção de peões, ciclistas, e outros elementos. Por isso mesmo, os EUA querem elevar a fasquia e passar a exigir estes sistemas mais avançados, capazes de evitar colisões a velocidades mais elevadas, e também em condições adversas (como a condução nocturna).
Deste lado do Atlântico a Euro NCAP também tem vindo a reforçar os testes destes sistemas. Por exemplo, em 2020 passou a incluir também teste de travagem de emergência para peões no caso do carro estar a recuar em marcha-atrás, e também no caso de estar a circular e virar para uma rua onde esteja um peão a atravessar.
De resto, basta olhar para os testes de alguns destes sistemas, como se pode ver no vídeo que se segue, para ver o quanto são úteis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)