2023/05/07

Europa prepara IRIS² para competir com Starlink

A União Europeia quer criar uma rede de comunicação via satélite que evite a dependência em serviços de outros países, como a Starlink da SpaceX.

Repetindo aquilo que já se passou com o GPS, com a criação do sistema Galileo para não depender do GPS norte-americano, temos agora o interesse da UE em replicar uma rede de comunicação via satélite ao estilo da Starlink da SpaceX.

A SpaceX tem conseguido fazer aquilo que muitos pensariam ser "impossível" para uma empresa privada: criar uma constelação com dezenas de milhar de satélites. E não só o está a fazer como se torna numa das poucas empresas capazes de o fazer de forma economicamente viável, por conta dos seus foguetes reutilizáveis e, num futuro não muito distante, com a ajuda do poderoso Super Heavy e Starship.

A UE estima que a criação da rede satélite IRIS² irá custar 6 mil milhões de euros e aponta para 2027 para que esteja pronta a funcionar. São metas que não parecem ser muito credíveis, bastando olhar para as derrapagens e atrasos que houve no sistema Galileo.

Relembre-se que também a China está a criar a sua própria constelação de satélites para uma rede idêntica, sem contar com as rede de outras empresas que já obtiveram aprovação. Resta esperar que não se chegue ao ponto de ter que recorrer à SpaceX para lançar os satélites europeus para o espaço...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)