2023/05/07

Chrome quer livrar utilizadores dos captchas

A equipa do Chrome quer poupar os utilizadores da inconveniência dos captchas que por vezes testam os limites da frustração.

Os captchas são os testes que alguns sites apresentam quando querem tentar assegurar que um visitante é uma pessoa real e não um bot, podendo consistir em algo tão simples quanto um pedido para fazer uma conta aritmética, ou para decifrar letras e números numa imagem cheia de riscos e rabiscos, ou para marcar que secções de uma imagem contêm um determinado elemento.

O problema é que estes testes se têm tornado tão complicados que, muitas vezes, já nem conseguem ser resolvidos por humanos à primeira (ou segunda) tentativa. E isto sem falar nos casos em que os testes estão errados, causando enorme frustração.

Agora, o Chrome parece querer serguir o exemplo do iOS 16 e implementar um sistema de verificação automático, em que o browser valida automaticamente que se trata de um utilizador humano.


Falta saber como é que este sistema da Google evita a potencial subversão deste sistema de modo a que seja usado por bots, mas desde que evite que os utilizadores reais tenham que ser confrontados com os incómodos captchas, isso será o mais importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)