Os captchas são os testes que alguns sites apresentam quando querem tentar assegurar que um visitante é uma pessoa real e não um bot, podendo consistir em algo tão simples quanto um pedido para fazer uma conta aritmética, ou para decifrar letras e números numa imagem cheia de riscos e rabiscos, ou para marcar que secções de uma imagem contêm um determinado elemento.
O problema é que estes testes se têm tornado tão complicados que, muitas vezes, já nem conseguem ser resolvidos por humanos à primeira (ou segunda) tentativa. E isto sem falar nos casos em que os testes estão errados, causando enorme frustração.
Agora, o Chrome parece querer serguir o exemplo do iOS 16 e implementar um sistema de verificação automático, em que o browser valida automaticamente que se trata de um utilizador humano.
Google has quietly added a new "Auto-verify" page in Chrome Settings, Chromium developers call this feature "anti-abuse" and it was added in February, but I haven't seen it mentioned anywhere:https://t.co/OBYo9b3h9r pic.twitter.com/xhVqyaqpnH
— Leopeva64 (@Leopeva64) April 29, 2023
Falta saber como é que este sistema da Google evita a potencial subversão deste sistema de modo a que seja usado por bots, mas desde que evite que os utilizadores reais tenham que ser confrontados com os incómodos captchas, isso será o mais importante.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)