A Google vai fazer chegar o sistema de pesquisa de endereços do Gmail na dark web a mais utilizadores.
No Google I/O 2023 a Google apresentou uma série de novidades e melhorias a nível de segurança, nas quais se inclui a expansão do programa de pesquisa de endereços Gmail na dark web.
Ao estilo do que já é feito com as passwords, em que a Google alerta os utilizadores no caso de usarem passwords que começaram a circular nas listas disponibilizadas por hackers, este sistema faz o mesmo para os endereços de email que forem detectados nessas mesmas listas. O mecanismo já estava disponível para os subscritores Google One, mas será agora aplicado a todos os utilizadores gratuitos - mas por agora apenas nos USA.
Falta saber se será mais um caso ao estilo do que impede o Bard de chegar aos países Europeus, e que a Google diz estar relacionado com o RGPD, ou se será mesmo uma questão da Google querer fazer as coisas de forma faseada, como também é seu hábito.
Mesmo que já nada se possa fazer para impedir que um endereço de email, depois de ir parar a essas listas, por lá permaneça para sempre, é sempre bom ter um possível pré-aviso que acautela o utilizador para o risco de se tornar um alvo de campanhas fraudulentas de forma mais frequente.
Quanto às passwords, é sempre uma boa altura para activar o novo sistema de Passkeys, que evita o roubo de passwords e códigos 2FA.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)