2023/05/13

Google Drive ganha pasta de spam

A Google vai finalmente adicionar uma necessária pasta de spam ao Google Drive para minimizar o incómodo dos utilizadores com conteúdos indesejados.

Ao estilo do que aconteceu com os convites de eventos no Google Calendar, também no Google Drive há quem entre em desespero ao ser inundado com partilhas indesejadas de ficheiros. Era o tipo de coisa que se imaginaria que a Google anteciparia desde logo que poderia ser utilizada de forma abusiva, mas que só agora, quinze anos depois do lançamento do Google Docs e Sheets, é que chega.

Os utilizadores vão ter direito a uma pasta de spam no Google Drive, que contará com um sistema de detecção idêntico ao que é utilizado no Gmail, e que promete aliviar os utilizadores de todos os ficheiros indesejados que foram partilhados com eles contra a sua vontade.
Por outro lado, isto faz com que seja necessário ir espreitar a pasta de spam de vez em quando, para não se correr o risco de lá ir parar algo que realmente seria do nosso interesse.

Confesso que pensei que a Google começaria pela opção mais simples, de dar aos utilizadores uma opção que permitisse limitar as partilhas no Google Drive vindas apenas de pessoas na sua lista de contactos, ou de impedir a recepção de toda e qualquer partilha. São opções que continuam a estar em falta, e que esperamos que não seja necessário esperar mais quinze anos para que cheguem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)