2023/05/10

Google lança Duet AI para Gmail e Docs

Na abertura do seu Google I/O 2023, a Google apresentou uma série de novidades AI, incluindo o Duet AI para o Gmail e Docs.

Depois da aposta da MS na Inteligência Artificial e rapidamente a tendo aplicado em muitos dos seus serviços, incluindo o Office, a bola estava do lado da Google para que respondesse à altura.

O Duet AI em muitos casos replica aquilo que a Microsoft fez com o Copilot no Office. Desde um assistente capaz de responder a perguntas e resumir artigos e textos, podendo também resumir discussões no Google Meet, à possibilidade de se gerarem imagens no Slides, e ajuda na escrita de documentos e emails, com o "Help me write", que funcionará como um smart compose bastante mais inteligente.
A grande questão é que, enquanto a MS já está a disponibilizar estas funcionalidades para todos os utilizadores, no caso da Google isto é algo que ainda se encontra bastante limitado, sendo necessário aderir a uma lista de espera, com a promessa do serviço ir sendo disponibilizado, e também expandido a mais países, ao longo dos próximos meses.

É natural que a Google queira ter maior cautela para não ser alvo das críticas fáceis à custa dos erros e uso indesejado que estes sistemas AI muitas vezes possibilitam, mas nesta altura já está mais que visto que será necessário arriscar um pouco, sob pena de ficar para trás numa corrida que, a longo prazo, poderá por em risco a sua posição de liderança na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)