2023/05/10

Notícias do dia

Microsoft aposta na fusão nuclear; BYD reduz preço do Seal para os 25 mil euros; ecrãs poderão crescer nos iPhone 16 Pro; Truecaller vai ficar disponível no WhatsApp; Google Maps não apaga histórico de visitas a locais "sensíveis"; QR Codes em multas falsas e inquéritos roubam dinheiro.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um selfie stick / mini tripé Gritin Palo.

Proibição de fumar à porta de restaurantes, escolas e hospitais

A partir de Outubro há novas restrições para o tabaco, passando a ser proibido fumar: à porta de restaurantes, cafés e esplanadas com cobertura; e também ao redor de escolas, universidades e estabelecimentos de saúde.

É o tipo de coisa que já deveria ser feita pela simples regra do "bom senso", mas infelizmente continuam a não faltar exemplos de fumadores que parecem ter prazer especial em ficar à porta destes locais, e até a mandar propositadamente fumo lá para dentro. Veremos se estas novas restrições surtem efeito daqui por uns meses. Quanto a maior liberdade do fumo, será preciso aguardar até 2030, altura em que será proibido fumar em quase todos os espaços fechados.


WhatsApp esclarece que não está a escutar utilizadores


Em resposta a um relato de um utilizador que foi surpeendido por ver o seu smartphone indicar que o WhatsApp estava a aceder ao microfone a cada poucos minutos, o WhatsApp já veio clarificar que se deve tratar de um bug na forma como o Android está recolher informação para o Privacy Dashboard, e que está em contacto com a Google para verificar o que se passa e corrigir o problema.

Quem estiver com dúvidas, pode sempre optar por cortar o acesso da app ao microfone (no caso de não dar uso às chamadas de voz via WhatsApp).



GitHub com protecção de tokens e chaves API para todos

Depois da fase beta, o GitHub disponibiliza o sistema de verificação de informação sensível para todos os repositórios públicos.

Este sistema verifica se o código que vai ser publicado inclui coisas como passwords, chaves API ou tokens de acesso, que provavelmente não seriam intencionalmente divulgados (na maior parte dos projectos são coisas que cada developer deverá preencher por si, com os seus próprios tokens e chaves), e impede a publicação da actualização. Este sistema fica disponível nos reposítórios privados para contas com licença GitHub Advanced Security (GHAS), e também de forma gratuita para todos os repositórios públicos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A saga de jogos Halo iniciou-se em 2001 com Halo: Combat Evolved, lançado como exclusivo para a Xbox original. Desde então manteve-se um dos títulos mais marcantes que vai acompanhando cada nova geração da consola da Xbox - e, em 2022, passando a ter também direito a uma série de TV live-action.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)