2023/05/30

Japão vai testar envio de energia do espaço em 2025

O Japão vai testar o envio de energia solar do espaço para o solo em 2025.

Um dos grandes problemas da energia solar é que, no solo, fica automaticamente limitada às horas de exposição solar que regem o ciclo dia / noite. Mas há forma de garantir energia solar 24 horas por dia, bastando colocar os painéis solares no espaço.

Essa solução já foi proposta no final da década de 60, por altura da corrida espacial que nos levou à Lua, e tem continuado a ser explorada ao longo das décadas. A ideia é ter imensos parques solares em órbita, que enviam a energia gerada para estações de recepção no solo, através de micro-ondas. Mas para isso será necessário validar a tecnologia e o envio dessa energia a centenas de quilómetros.

Considerando que estamos prestes a ter satélites capazes de comunicar directamente com os smartphones no solo para fazer chamadas, tecnicamente não parece ser difícil conseguir-se essa parte da transmissão de micro-ondas. A grande questão estará no grau de eficiência que poderá ser obtido, e o custo. Esta parte do custo poderá tornar-se menos crítica no futuro, se naves como a Starship da SpaceX cumprirem com o objectivo de reduzir drasticamente o custo de envio de material para o espaço. Por outro lado, "cá em baixo" temos tido a promessa da fusão nuclear para os próximos anos e, se tal acontecer, todo o sector da energia irá sofrer uma grande revolução.

1 comentário:

  1. O futuro da energia barata e acessível é a geotérmica de grande profundidade.

    ResponderEliminar