2023/05/10

Microsoft aposta na fusão nuclear

Depois do investimento na Inteligência Artificial, a Microsoft também quer estar na linha da frente na revolução energética da fusão nuclear.

A Microsoft está a fazer um excelente serviço a nível de reinventar-se e adaptar-se. Depois da grande aposta na Inteligência Artifical, que lhe permitiu apanhar de surpresa muitos dos seus concorrentes (especialmente a Google), a empresa avança para o futuro das energias limpas: a muito aguardada energia de fusão nuclear.

A empresa de Redmond fez um acordo com a Helion Energy para a compra de energia de fusão já em 2028. E poderá não ser coincidência que um dos fundadores da Helion seja Sam Altman, também um dos fundadores da Open AI.

Recorde-se que a Helion é uma das empresas que diz estar prestes a atingir a atingir esta revolução energética, e com a vantagem de gerar energia directamente a partir dos campos magnéticos, dispensando todo o processo habitual de aproveitar o calor para aquecer água para fazer girar uma turbina com o vapor, etc. Isto permitirá criar reactores bastante mais compactos, e também económicos.

Seria um grande passo se terminássemos esta década com a transição para a fusão nuclear, potenciando energia limpa, praticamente ilimitada, e económica, para todo o mundo.

1 comentário:

  1. Nos primeiros (longos) anos acredito que a energia não será assim tão económica para ninguém... A investigação e o investimento têm de ser pagos por alguém, neste caso, o consumidor final vai arcar com estas despesas durantes muitos anos!
    Apesar desta energia ser muito mais barata de produzir, vamos continuar a pagar o mesmo ou mais... os grandes lobbies da industria vão querer recuperar o investimento e ganhar com isso!
    Não tenham sonhos cor de rosa que vamos ter energia praticamente de borla para toda a gente.. isso é uma utopia!

    ResponderEliminar