2023/05/26

Mozilla enfurece utilizadores com publicidade full-screen no Firefox

A Mozilla parece querer afastar os fãs que se mantêm fiéis ao Firefox, tendo injectado publicidade de ecrã completo a promover a sua VPN.

A Mozilla normalmente coloca-se numa posição de defesa dos utilizadores e dos seus direitos, mas agora cometeu um erro que se arrisca a quebrar toda a confiança conquistada até agora.

Inexplicavelmente, a Mozilla achou que seria aceitável apresentar publicidade ao Mozilla VPN no Firefox, interrompendo a navegação com uma publicidade de ecrã completo, a qual os utilizadores eram forçados a ultrapassar para sequer poderem voltar a ter controlo do browser. Houve até queixas de utilizadores que diziam que o próprio browser ficava completamente encravado, obrigando a matar o processo.
Muitos utilizadores apressaram-se a expressar a sua frustração com esta situação reportando o caso como sendo um bug, mas a Mozilla disse que não se tratava de um bug. No entanto, admitiu que foi uma "experiência" que correu mal, resultando precisamente no oposto daquilo que esperavam conseguir (não imagino quem, no seu perfeito juízo, acharia que seria admissível apresentar publicidade tão intrusiva, fosse em que cenário fosse).

Embora a Mozilla diga já ter parado com esta campanha experimental, quem não se quiser sujeitar a este tipo de situação poderá ir ao about:config, pesquisar pela opção browser.vpn_promo.enabled e mudá-la para false.
Quem usar um adblocker poderá nem sequer ter notado este deslize da Mozilla, já que deveria bloquear automaticamente esta publicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)