2023/05/26

Cuidado com os alertas silenciados do Waze

Uma opção pré-definida no Waze pode valer uma multa aos condutores mais distraídos.

O Waze continua a ser uma opção bastante utilizada por quem conduz, não só dando acesso a navegação com informação do trânsito em tempo real, mas também alertando os condutores para acidentes, ocorrências na estrada, e também os inevitáveis radares.

Normalmente, os utilizadores são alertados por via sonora de forma antecipada, mas há uma situação para a qual poderão não estar preparados: o Waze deixará de dar esses alertas no caso de estarem a fazer uma chamada telefónica, podendo resultar numa multa por distracção ao passar num radar a velocidade superior à permitida.
O mais curioso é que isto é algo que o Waze está a fazer de forma deliberada, pois trata-se de uma opção disponível nas definições de som, e que vem pré-activada para silenciar o Waze durante as chamadas telefónicas.

Se é certo que ninguém quer instruções de navegação por voz, a indicar todas as curvas, durante uma chamada telefónica; para quem circula com os alertas sonoros activados apenas para os radares e outras coisas que necessitem de maior atenção, torna-se conveniente mantê-las mesmo durante as chamadas.

Se for o vosso caso, será conveniente espreitarem as definições do Waze e certificarem-se que estão conforma a vossa preferência, para não se sujeitarem a uma multa por o Waze ter ficado calado porque estavam numa chamada ao passar num radar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)