2023/05/26

Notícias do dia

Portugal afasta-se de fornecedores 5G chineses considerando-os de alto risco; PowerToys Mouse Without Borders controla 4 PCs com um teclado e rato; já existem podcasts inteiramente escritos e falados por AI; Xiaomi 13 Ultra vai custar €1499 na Europa; bug no Windows causa falhas na cópia e gravação de ficheiros; e Operação Magalenha ataca bancos e instituições portuguesas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Tesla Model Y é o primeiro eléctrico no topo dos mais vendidos

Comprovando a aposta da Tesla (e também as previsões de Elon Musk), o Model Y é agora o carro mais vendido do mundo, ultrapassando os Toyotas, e passando a liderar a tabela de vendas global do primeiro trimestre de 2023.

Segundo os dados da Jato Dynamics, foram vendidos mais de 267 mil Model Y, seguidos por 256 mil Corolla, 214 mil Hilux, 211 mil RAV4 e 166 mil Camry. E isto faz com que o Model Y seja também o primeiro carro 100% eléctrico a ficar no topo dos carros mais vendidos a nível global. C
Em 2016, Musk tinha antecipado que o futuro Model Y se tornaria no maior sucesso da marca, estimando que iria vender cerca de 1 milhão de unidades por ano. Apesar de não ter acertado no ano, parece pelo menos ter acertado no volume.


Neuralink recebe aprovação para implantes em cérebros humanos

A Neuralink, a empresa de Elon Musk que está a desenvolver interfaces cerebrais, recebey aprovação da FDA norte-americana para iniciar testes clínicos em humanos.

Surpreendentemente, esta foi mais uma previsão acertada por Musk, que no final de 2022 disse que os testes em humanos começariam nos próximos seis meses, e acertou.


Google começa a dar acesso à pesquisa AI

A Google anunciou que vai começar a dar acesso, ainda de forma bastante limitada, ao seu novo sistema de pesquisa que utiliza AI para condensar os resultados.

É um sistema que quebra com a tradição de apresentar uma página cheia de links, pelos quais os sites lutavam para ficar nas posições cimeiras, e que poderá trazer consequências bastante vastas a longo prazo. Mais do que os excertos que a Google (e outros) já ia apresentando, este tipo de apresentação de respostas poderá traduzir-se numa redução substancial das visitas direccionadas para os sites. E facilmente se pode imaginar que nenhum site irá gostar disso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O LIDAR foi inventado em 1961, pouco depois da invenção do LASER, e usa o tempo que a luz demora a ser reflectida para determinar a distância aos objectos - de forma idêntica ao que o SONAR faz com as ondas sonoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)