2023/05/16

Notícias do dia

Google lança domínios .zip e .mov e vai gerar o caos; Tesla remove radares durante revisões sem informar os clientes; Samsung vai comprar ecrãs OLED à LG; Apple mostra modo simplificado no iOS e com síntese na voz do utilizador; Telly vai oferecer meio milhão de TVs 4K de 55" com ecrã secundário para publicidade; e Tesla prepara câmara interior para monitorizar condutores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco.

1Password ganha suporte para Passkeys

O 1Password junta-se à nova geração das passwords, com o suporte para as passkeys - o sistema que dispensa as passwords - a partir de 6 de Junho.

O sistema das passkeys dispensa a necessidade de memorizar uma password, fazendo a validação do utilizador através do seu smartphone (usando as impressões digitais ou reconhecimento facial), e assim evitando por completo ataques de roubo de passwords, ou até de métodos de roubo dos códigos 2-factor. É um sistema standard criado pela FIDO Alliance, que integra empresas como a Google, Apple e Microsoft. Apesar de por agora ainda só ter sido adoptado por um pequeno número de plataformas, é algo que inevitavelmente se irá alastrar e fazer-nos esquecer dos tempos em que se utilizavam passwords.


Mensagens encriptadas do Twitter não garantem segurança

O Twitter anunciou recentemente que passou a usar encriptação nas mensagens directas (DMs), mas há quem relembre que o actual sistema não garante qualquer segurança ou privacidade, uma vez que não usa encriptação end-to-end. Isto não só permite que as mensagens possam ser interceptadas, como também possibilita que o próprio Twitter continue a ter acesso às mesmas e as possa descodificar.

Para quem quiser assegurar comunicações privadas, será melhor manter-se num serviço que disponibilize mensagens com encriptação end-to-end, como o Signal, ou até mesmo o WhatsApp.


Europa aprova compra da Activision pela Microsoft

Depois de algumas posições contrárias, a Microsoft respira de alívio ao ter resposta positiva por parte do regulador Europeu quanto à compra da Activision.

A Sony tem sido a grande opositora ao negócio, dizendo que a MS poderia tornar o Call of Duty num exclusivo Xbox para penalizar os jogadores PlayStation; mas a grande questão subjacente tem sido a componente do streaming de jogos via cloud, em que a Microsoft tem apostado bastante, e que permite fazer chegar todo o tipo de jogos a qualquer ecrã, quer seja o televisor da sala ou o ecrã de um smartphone. É uma tecnologia que poderá transformar por completo o panorama dos jogos e consolas nas próximas décadas, e que aproximará os serviços de jogos daquilo que são actualmente os serviços de streaming de filmes e séries: e onde o importante será os conteúdos disponíveis e não o "hardware" que esta ou aquela consola tem.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O WiFi (802.11) foi estreado em 1997, permitindo velocidades de 2 Mbps. Em 1999 chegava o 802.11b que elevava a velocidade para os 11Mbps, e que muito contribuiu para a sua popularização, com capacidades e velocidades que têm continuado a crescer ao longo dos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)