2023/05/25

Notícias do dia

Subscrição anual com pagamentos mensais da Adobe gera confusão; OpenAI "ameaça" Europa com fim de serviços AI se legislação for demasiado restritiva; Windows 11 facilita acesso ao "force quit" para encerrar apps; foto do interior do Cybertruck revela novo volante; Windows 11 vai deixar ver passwords WiFi; e app de gravação passou a escutar secretamente os utilizadores após actualização lançada um ano mais tarde.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

YouTube encerra Stories a 26 de Junho

O YouTube anunciou que vai encerrar o YouTube Stories. O formato "Stories" que se tornou num sucesso noutras plataformas, não conseguiu cativar os utilizadores no Youtube, com o YouTube a preferir apostar no formato viral seguinte - os vídeos de curta duração "Shorts", inspirados no sucesso do TikTok.

As Stories do YouTube foram lançadas em 2018 para criadores com mais de 10 mil subscritores, o que também não terá ajudado, impedindo que utilizadores casuais pudessem fazer esses vídeos curtos e que desapareciam automaticamente ao fim de uma semana. Utilizadores esses que provavelmente acabaram por ir para o TikTok e que o YouTube tem tentado reconquistar com o Shorts.


Filtros de realidade aumentada do Snapchat chegam às unhas

Depois dos filtros de beleza do rosto, o Snapchat expande os filtros de realidade aumentada para as mãos - ou, mais concretamente, para as unhas.

O Snapchat tem expandido a gama de filtros para o campo da cosmética, vesturário e acessórios, facilitando o processo dos utilizadores poderem ver os resultados aplicados na sua própria pessoa (ou outras). Agora, se alguma vez sentiram algum desejo secreto de pintar as unhas mas nunca tiveram coragem para o fazer, poderão fazê-lo sem qualquer risco através do Snapchat.


TikTok testa assistente AI Tako

O TikTok, a app viral do momento, não quer ficar de fora da onda AI e já está a testar um assistente AI integrado na app, chamado Tako.

Ao estilo do ChatGPT, os utilizadores poderão interargir com o assistente para fazer todo o tipo de perguntas, incluindo pedir sugestões de vídeos sobre determinado assunto. Por agora o assistente está a ser testado com um número reduzido de utilizadores e apenas nas Filipinas. A falta de referência à política de retenção de dados e o uso que lhes é dado poderá ser um dos motivos pelo qual o TikTok optou por não o disponibilizar ainda na Europa e nos EUA.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro leitor de DVD a chegar ao mercado foi o Toshiba SD-3000, em 1996. O formato DVD depressa conquistou os fãs dos filmes, permitindo a transição das velhas cassetes VHS analógicas para um formato digital sem perda de qualidade ou degradação a cada reprodução.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)