2023/05/29

Nvidia revela G-SYNC ULMB 2 para imagens mais nítidas

Em busca da maior fluidez mas com nitidez de movimento, a Nvidia apresentou o sistema ULMB2 que promete reduzir os pontos negativos do ULMB original.

Há inúmeros factores que afectam a qualidade de imagem em movimento, e de pouco ou nada serve anunciar monitores de 100 Hz, 500 Hz, ou 1000 Hz, se as imagens que forem apresentadas se tornarem numa sequência esborratada de píxeis sem qualquer nitidez.

Para lidar com esse problema a Nvidia apostou no ULMB (Ultra Low Motion Blur), que basicamente consiste no mesmo princípio que possibilitou os projectores de cinema. Para que um filme se tornasse numa sequência de aparente imagem em movimento, há uma peça que bloqueia a passagem de luz enquanto a película está em movimento, deixando-a passar luz apenas quando frame está parado durante breves instantes. No caso do ULMB isso é feito de forma digital, apagando a retroiluminação do monitor enquanto os pixeis estão em processo de transição de um frame para o outro, iluminando-se novamente apenas quando já estão no seu estado final.

O problema é que, com isto, a luminosidade da imagem no monitor é também afectada drasticamente, e esse é um dos aspectos que o ULMB2 melhora. Com a resposta mais rápida dos painéis de última geração, o tempo passado com o backlight desligado foi reduzido, e resulta numa nitidez melhorada. Um monitor de 360 Hz a Nvidia promete uma nitidez idêntica à que exigiria um monitor tradicional de 1440 Hz.




Não sendo um fã do ULMB original precisamente devido à redução da luminosidade que lhe estava associado, fico bastante curioso para ver um destes monitores ULMB2 ao vivo.

Os monitores G-Sync Acer Predator XB273U, ASUS ROG Swift PG27AQN, ASUS ROG Swift Pro PG248QP e AOC AGON AG276QSG, terão direito a actualização para suportar este novo modo ULMB2 melhorado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)