2023/05/29

Windows XP crackado com chave de activação

Demorou 21 anos, mas o algoritmo que gera a activação do Windows XP foi finalmente crackado e replicado, permitindo a activação deste Windows obsoleto sem necessidade dos servidores da Microsoft.

Ao contrário do Windows 95, cujo algoritmo de geração de chaves era conhecido há muito, o Windows XP manteve esse seu segredo durante bastante mais tempo.

É certo que quase desde o início surgiram métodos de activação do XP usando diferentes técnicas, mas só agora surgiu um método que parece replicar o método utilizado oficialmente pela Microsoft, e que transforma o código gerado para activação telefónica numa chave de autenticação. E desta vez, ao contrário de métodos anteriores, o sistema é persistente, resultando na mesma chave mesmo em caso de reinstalação do computador, e feito de forma completamente local, sem depender de qualquer servidor ou serviço externo.

Claro que, por esta altura, não será mais que uma curiosidade. O Windows XP já está obsoleto há uma década e é altamente desaconselhado que seja sequer utilizado com uma ligação à internet. Também não faltam imagens do sistema prontas a funcionar em máquinas virtuais. Mas, para o caso excepcional em que possam ter que instalar um XP numa máquina antiga para a qual não existe alternativa moderna, há o conforto de existir esta ferramenta que resulta numa chave de activação válida, idêntica à que seria fornecida pela própria Microsoft.

1 comentário:

  1. Curiosamente, usando o Wine, o Linux tem servido perfeitamente para correr muito software obsoleto dos tempos do windows 95 / 98 / XP.

    ResponderEliminar