2023/05/02

OpenAI quer encerrar projecto GPT4Free no GitHub

A OpenAI não está contente com o projecto GPT4Free disponibilizar acesso gratuito ao GPT-4, e pediu o seu encerramento.

Apesar a OpenAI disponibilizar acesso gratuito ao ChatGPT, o acesso ao mais poderoso GPT-4 continua a só estar disponível mediante acesso pago. Isto, a não ser que se use algo como o GPT4Free.

O GPT4Free é projecto open-source que facilita o acesso ao GPT-4 e GPT-3.5 utilizando APIs de outros serviços que estão a pagar por esse acesso. E, como se pode imaginar, a OpenAI não está muito satisfeita, tendo pedido o seu encerramento.
O projecto é mantido por um estudante europeu, que argumenta em sua defesa que não está a fazer nada ilegal, limitando-se a usar APIs que são de acesso público na internet e que qualquer pessoa poderá usar. Se a OpenAI tem reclamações a fazer, diz ele que deveriam ser direccionadas para estes serviços que não tiveram qualquer preocupação em restringir as suas APIs para acesso privado. Algo que ele próprio diz ter recomendado às empresas cujas API utiliza, mas sem que nenhuma delas tenha feito qualquer alteração até ao momento.

O jovem estudante também critica a forma de actuação da OpenAI, que o contactou directamente com uma carta formal a exigir o encerramento, e que ele considera ter sido uma forma de pressão de uma grande empresa sobre um indivíduo particular, dizendo que o processo mais lógico - se acreditassem ter argumentos legítimos para o encerramento - seria terem contactado o GitHub directamente para a remoção do projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)