2023/05/02

Notícias do dia

Automóveis eléctricos da BYD chegam a Portugal; quanto custa fazer 100 km num carro eléctrico; Apple e Google preparam sistema anti-stalking de dispositivos Bluetooth; Tesla com excesso de carros apesar da redução de preços; Brasil levanta suspensão do Telegram; ChromeOS ganha bloqueio global de câmara e microfone; Tesla melhora travagem de emergência automática; e Android prepara volume independente para chamadas e notificações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

MS prepara ChatGPT em servidores privados

Para fazer face aos receios de privacidade em torno dos serviços AI na cloud, a Microsoft prepara-se para disponibilizar uma nova modalidade que dá acesso a uma versão dedicada do ChatGPT num servidor privado, assegurando que os dados nunca serão partilhados com mais ninguém.

O único detalhe será estar disposto a pagar por isso, o que segundo as estimativas inicias terá um custo cerca de dez vezes superior ao acesso normal ao ChatGPT. Ainda assim, e considerando todas as potencialidades do ChatGPT, é algo que algumas empresas poderão estar dispostas a aceitar.


Nova Iorque oferece AirTags para combater roubo de Kias e Hyundais

Para fazer face ao aumento de roubo de Kias e Hyundais derivado de um desafio no TikTok, o estado de Nova Iorque vai oferecer 500 AirTag da Apple. A medida poderá não evitar o roubo dos carros mas visa facilitar a sua localização pelos donos.

Só nesse estado, já foram registados quase mil roubos destes veículos em apenas quatro meses, mais do que tinham sido registados em todo o ano de 2022.

Curiosamente, as novas medidas anti-stalking da Google e Apple também irão servir para alertar os ladrões no caso de haver um AirTag escondido num carro; pelo que a oferta do mayor poderá nem sequer ter o efeito pretendido.


Pornhub impede acesso no Utah em retaliação contra lei de verificação de idade

Tentar aceder ao Pornhub no Utah direccionará os visitantes para um vídeo que explica porque motivo o site deixou de estar disponível nesse estado norte-americano. O popular site para adultos reclama da nova legislação que obriga este tipo de sites a ter um sistema de validação de idade que exige o fornecimento de documentos oficiais.

Os proponentes da lei dizem que esta exigência visa proteger os menores, mas os seus críticos apontam para todos os casos de potencial invasão de privacidade que este novo sistema permite, permitindo fazer o tracking directo do que cada utilizador está a ver, e com esses conteúdos a ficarem associados a um documento de identificação.

E isto para não falar de que a medida será completamente inconsequente, pois não é como se faltassem mil e um outros métodos de aceder a esse tipo de conteúdos, por quem quiser.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: Os CDs e DVDs utilizam uma longa sequência de traços e pontos microscópicos para codificar os sinais "0" e "1" que são lidos através de um laser.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)